Hampshire Down‎ > ‎

Standard da raça

 
 
 
Aspecto geral
A aparência de um ovino é importantíssima. Por isso, o Hampshire, tanto macho como fêmea, deverá ter uma conformação harmoniosa, devendo mostrar vivacidade, agilidade e desembaraço, sempre demonstrando um aspecto visual harmônico e sadio com apresentação de pureza racial.

Cabeça
Larga, com ampla separação entre as ovelhas, sem chifres, lã branca com topete, com expressão de vivacidade e elegância, forte, mas não tosca; sumamente masculina no macho e feminina na fêmea, mas não debilitada.

Orelhas
Bem colocadas com o pavilhão auricular direcionado para a frente, implantação horizontal, tamanho mediano, coloração marrom escura aproximando da cor preta .

Cara
A cara deve ser coberta em sua base, frente e mandíbulas com lã branca, deixando o focinho e os olhos bem descobertos, o focinho e nariz devem ser da mesma cor das orelhas.

Pescoço
Pescoço médio, liso(sem rugas), musculoso mas não exageradamente forte e harmonicamente implantado nas paletas.

Paletas e Peito
As paletas devem ser bem inseridas no tronco, na parte superior não devem ser muito separadas e sem saliência dos omoplatas. Também os braços (húmero) e a articulação escapulo – humeral não devem ser salientes ou muitos robustas, deixando a frente do animal em proporção igual ou inferior ao traseiro. O peito deve seguir a largura harmônica e com boa cobertura muscular.

Tórax
Simétrico, profundo, costelas bem arqueadas, não deve ter depressão atrás das paletas.

Linha Superior
As cruzes, dorso, lombo e garupa devem ter o mesmo nível formando uma linha reta e firme. O dorso, lombo e garupa devem ser compridos, largos e com muita cobertura muscular.

Quartos
Devem ser amplos, bem musculosos e arredondados, com entrepernas cheias dando aspecto de profundidade.

Membros
Mãos com ossos fortes, de comprimento mediano, bem separadas, retas cobertas de lã branca até o joelho e com lã na parte da frente da canela. Patas fortes, bem aprumadas com boas angulações e cobertas de lã branca. Tanto nas mãos como nas patas as partes que não são cobertas de la~devem ser pretas da mesma coloração das orelhas e cara.

Cascos
Pretos e pequenos.


Velo bastante uniforme no tipo de lã, porém de pouco comprimento, cor branca, diâmetro de 28 – 34 mícrons, comprimento de 7 a 10 cm, classificada de cruza 1 e 2 (50’s e 56’s), com peso de 3 a 5 kg.

Fonte: ARCO