Hampshire Down‎ > ‎

Características e bondades

Excelência em carne
 
 De excelente composição corporal o Hampshire tem bem desenvolvidas as partes nobres da carne, ou seja, o lombo e o pernil. A carne é tenra com gordura intramuscular desejável não havendo excesso de gordura, o que a torna nobre e saborosa. O cordeiro Hampshire é um dos únicos que nas primeiras semanas de crescimento já inicia a formação de gordura intramuscular. A qualidade da carne Hampshire faz jus a sua origem britânica, estando para os ovinos assim como o Angus esta para os bovinos.
 
 
 
 
Precocidade 
O Hampshire é um ovino super precoce; cordeiros bem criados com 60 dias já apresentam uma carcaça em condições ideais para o consumo. Cordeiros criados de forma extensiva em boas pastagens com 3 a 4 meses alcançam peso médio superior a 35 kg, com rendimento de carcaça em torno de 50 %. Quando bem alimentadas as fêmeas podem entrar em reprodução a partir dos 6 meses.
 
  
 
Rusticidade 
 
 
 
Hampshire é extremamente rústico e se adapta em qualquer tipo de clima e solo. É um ovino que é criado tanto na Rússia quanto em países tropicais, tanto ao nível do mar como nas montanhas do Canadá ou Peru a 4 mil metros de altitude.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fertilidade
 
A ovelha é fértil, prolífera e muito propensa a produção de gêmeos ( na Nova Zelândia esta sendo selecionada para trigêmeos ), podendo alcançar facilmente mais de 140 % de nascimentos, além de ser boa mãe, com habilidade materna e bastante leite.
 
 
  
 
 
O carneiro Hampshire tem boa libido, ótima capacidade de serviço, sendo um excelente raçador; logo no primeiro cruzamento já impõe sua prepotência, transmitindo suas características de ovino produtor de carne.Levando-se em conta as principais características do Hampshire, bem como a mescla das melhores correntes de sangue do mundo, o bom trabalho dos criadores e a orientação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Hampshire Down temos um Hampshire brasileiro preparado para atender ao mercado de produção de cordeiros, tanto como raça pura, como reprodutor para cruzamento industrial.
 
 
  
 
Fonte: ABCOHD